Diferenças entre Marketing Pessoal e Personal Brading

Com conceitos um pouco semelhantes, estas duas técnicas de divulgação pessoal têm a finalidade de tornar o profissional conhecido no mercado e por isso, podem acabar sendo confundidas. Mas se pararmos um pouco para analisar, podemos ver, que embora com o mesmo objetivo, os caminhos utilizados por cada uma para chegar ao resultado, são um pouco diferentes.


Vamos lá?



PERSONAL BRANDING

Primeiro vamos à definição de Personal Branding, que é uma estratégia de gestão de marca pessoal. Ou seja, aqui, você não é visto como um indivíduo e sim como uma marca. E a gestão dessa marca é a forma com que você apresenta seu valor de mercado, em sua área de atuação profissional.


Por isso que dizemos que, o principal objetivo do Personal Branding, está na apresentação e no reforço da sua identidade profissional.


Você é a sua marca e é ela quem irá te diferenciar dos seus concorrentes e te destacar no mercado. E isso se dá por meio da entrega de conteúdos relevantes a um público específico, que percebe este valor e te referencia.


MARKETING PESSOAL

Já o Marketing Pessoal é mais focado em você, enquanto indivíduo, profissional capacitado da sua área. Tendo como principal objetivo chamar atenção para si mesmo, mostrando aquilo que você já fez e o que pode fazer pelo mercado.


É por isso que entre as estratégias de marketing pessoal estão a boa elaboração de um currículo, a apresentação de resultados de projetos desenvolvidos pelo profissional, participação em eventos, a construção de um perfil profissional nas redes sociais que seja impecável, entre outras ações.


Veja que em todos os exemplos de estratégias de marketing pessoal citados acima, é o próprio profissional que se expõe para o público, mostrando o quanto as suas capacidades têm a acrescentar ao ambiente de trabalho.


E é aqui que está a principal diferença entre Personal Branding e Marketing Pessoal.


RESUMINDO...

Enquanto no Personal Branding as estratégias são todas feitas para que, a partir da percepção de valor, o público te veja como uma marca e te referencie como autoridade em sua área, no Marketing Pessoal é você mesmo, por meio da exposição de suas habilidades, que acaba se referenciando e apresentando os seus diferenciais ao mercado.


#louders #marketingpessoal #personalbranding #carreira

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo