Como começar a desenvolver o seu Marketing Pessoal?

Sempre que falamos sobre marketing, vem a nossa mente a ideia de venda, não é mesmo? E sempre que pensamos em vendas, pensamos em produtos, mas o que muitas vezes acabamos esquecendo é que o conceito de marketing pode (e deve) ser aplicado às pessoas também. É o caso do marketing pessoal, onde o “produto” é você!


Nós vivemos vendendo a nossa imagem. Quem nunca passou horas se arrumando, pensando na melhor roupa para ir àquele primeiro encontro com uma pessoa que estávamos interessados?


Nas relações profissionais é a mesma coisa! Nós precisamos do marketing pessoal para conquistarmos o espaço que desejamos no mercado de trabalho.


Nós fazemos isso, de forma singela, ao elaborarmos nosso currículo, por exemplo. Quando colocamos ali, de forma estratégica quais são as nossas principais habilidades e experiências profissionais para que elas nos ajudem a conquistar uma vaga de emprego específica.


Em um contexto um pouco mais amplo, é que entra o conceito de Marketing Pessoal. Quando um profissional, quer ser reconhecido no mercado como um todo e passa a fazer uso de um conjunto de estratégias que revelam suas características pessoais e profissionais, destacando as especificidades da sua personalidade que podem fazer a diferença no mercado.


Assim, não importa em qual fase de sua carreira você esteja, utilizar corretamente as estratégias de marketing pessoal é fundamental para garantir que você se destaque e seja referenciado de maneira positiva como um bom profissional.


Hoje, uma das maneiras mais rápidas de se conquistar notoriedade por meio do marketing pessoal é utilizando (corretamente) as redes sociais, já que você consegue atingir um elevado número de pessoas, que se mostraram interessadas no que você tem a dizer, ao mesmo tempo.

Quando pensamos em mercado de trabalho, imagem profissional e redes sociais, é claro que não podemos deixar de dar destaque ao LinkedIn. Por isso, o primeiro passo para construir seu marketing pessoal é manter seu perfil sempre ativo e atualizado.

Além disso, é importante explorar a plataforma para se comunicar diretamente, publicando e compartilhando conteúdos específicos, com temas que você domina e que sabe que vão chamar a atenção das empresas que precisam ou das pessoas que se interessam pelo seu trabalho.

Outro ponto importantíssimo na estratégia de marketing pessoal é ser sempre sincero e atuar dentro das suas habilidades e limitações. Mentir ou exagerar em capacidades para se promover é um erro primário. A dica é focar em suas qualificações reais, somente assim irá passar credibilidade. Tenha a certeza de que se mentir, cedo ou tarde seu público irá perceber e isso pode te trazer danos irreversíveis à sua imagem profissional.


Uma boa reputação no LinkedIn certamente vai te ajudar a se consolidar como autoridade em sua área de atuação.


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